sexta-feira, 29 de abril de 2011

Notas

* Os sons que habitualmente utilizamos nas músicas são chamados de notas músicais, cada um deles é representado por uma letra :

Dó ( C )
Ré  ( D )
Mi  ( E )
Fá  ( F )
Sol ( G )
Lá  ( A )
Si   ( B )
 
* Ainda há outros símbolos de alterações das notas:  o sustenido ( # ) e o bemol ( b )
   Cada uma dessas notas possui uma altura diferente, sendo graves ( frequência menor, mais '' grossa '', como a voz masculina) ou agudas ( frequência maior, mais '' fina '', como a voz feminina). A organização destas alturas é chamada de escala musical.

* O ''bemol'', adicionado a qualquer nota, é que diminui a altura do som da nota em meio ton. (b)

* O ''sustenido'', adicionado a qualquer nota , é que adiciona meio tom na altura. (#).


Em breve estarei postando mais pessoal....  obrigadaaa

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Elementos da música

A música é dividida em três elementos: Melodia, Ritmo e Harmonia

 Melodia: É a organização simples de uma série de sons musicais, constituindo-se o elemento principal da música. É a sequência de sons que você vai cantar ou tocar. A melodia é a forma que você canta ou toca.


Ritmo: É o que age em função da duração do som. É a definição de quanto tempo cada parte da melodia continuará à tona. O ritmo faz a música andar.


Harmonia: É a combinação de sons ouvidos simultaneamente, é o agrupamento agradável de sons. Você poderia muito bem tocar a música apenas com uma nota de cada vez, porém ficaria sem graça. Por isso, quanto mais notas musicais você tocar(acordes) de forma agradável, harmonisa , melhor será a música.


Obs:  A combinação diversificada dos elementos melodia, ritmo e harmonia dão origem ao que chamamos de estilos musicais.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mundo da música




Iniciar-se no universo da música é um empreendimento apaixonante. Depois que descobrimos, e entramos nesse mundo, jamais queremos sair.
Queremos sempre crescer, crescer, e aprender cada vez mais. Ao tocar liberamos a nossa imaginação e criatividade, enfrentando desafios e superando nossos limites e sentindo o prazer no qual as horas não contam...
Tocar é simplesmente viver. O profissional se dedica a essa maravilhosa arte por afinidade e talento.
E eu faço questão de incentivar a todos aqueles que estão aprendendo, ou que querem aprender a música.

domingo, 17 de abril de 2011

O Piano


Desejando encorajar o progresso de seu jovem filho ao piano, uma mãe levou seu pequeno filho a um concerto de Paderewski.

Depois de sentarem, a mãe viu uma amiga na platéia e foi até ela para saudá-la.

Tomando a oportunidade para explorar as maravilhas do teatro, o pequeno menino se levantou e eventualmente suas explorações o levaram a uma porta onde estava escrito:

"PROIBIDA A ENTRADA".

Quando as luzes abaixaram e o concerto estava prestes a começar, a mãe retornou ao seu lugar e descobriu que seu filho não estava lá.

De repente, as cortinas se abriram e as luzes caíram sobre um impressionante piano Steinway no centro do palco.

Horrorizada, a mãe viu seu filho sentado ao teclado, inocentemente catando as notas de "Cai, cai, balão".

Naquele momento, o grande mestre de piano fez sua entrada, rapidamente foi ao piano, e sussurrou no ouvido do menino:

- " Não pare, continue tocando ".

Então, debruçando, Paderewski estendeu sua mão esquerda e começou a preencher a parte do baixo. Logo, colocou sua mão direita ao redor do menino e acrescentou um belo acompanhamento de melodia. Juntos, o velho mestre e o jovem noviço transformaram uma situação embaraçosa em uma experiência maravilhosamente criativa.

O público estava perplexo.

Imagem

 
Essa é apenas a primeira imagem de muitas que ainda irei postar, pretendo escrever tudo o que sei sobre a música, para os meus alunos aprenderem, e também para aqueles que já são músicos ...